Publicado em Livros

Filhos da Pátria !!

jessicapppp

Esse é um livro aonde foi baseado toda a  minissérie  de a casa das sete mulheres que de uma forma romantizada descreve a Revolução Farroupilha que aconteceu no ano de 1835 a 1845.

Foi a guerra Civil mais longa do país, onde o Rio Grande do Sul inicia o confronto contra o Império por várias questões, política, escravatura, falta de suporte econômico do sul,cobrança de taxas pesadas,entre outras coisas. Quem liderava era o General Bento Gonçalves da Silva, juntamente com seus compatriotas Onofre Pires, Antonio de Souza Neto, Bento Manoel, Corte Real, e o famoso italiano Giuseppe Garibaldi.Captura de Tela 2013-09-03 às 18.39.26Ler esse livro é viajar no século XIX sentir cada detalhe da Guerra, as negociações fracassadas, a alegria da Vitória, o gosto amargo da morte, a ardente paixão depois das batalhas, a espera das mulheres por seus amados maridos.Tudo é minuciosamente relatado, e mesmo sendo um fato que ocorreu há muito tempo ainda conseguimos nos sentir perto da Guerra, quando gritaram por liberdade e igualdade, e queriam se ver livres de um Império opressor.

O Livro descreve muitos lugares históricos, como o cerco de Porto Alegre, a batalha de Rio Pardo, o inferno na ilha de Fanfa, a queda da república de Laguna, e a marcha para São José do Norte.Guerra dos farrapos parte IXSendo a escravidão um dos motivos da Guerra, todos os negros que se juntassem a causa Farroupilha teriam garantia da liberdade, homens valentes que eram chamados de “O Corpo de Lanceiros.”

Existe algumas diferenças significativas entre a Minissérie “A casa das Sete Mulheres ” e o livro “Os varões Assinalados”. Eu penso que para aqueles que gostam de história de época, conhecer essa, que teve grande influência e construiu o Sul do País é muito significativo. A Minissérie retrata muito bem a Guerra, porém foi adaptado alguns romances que não aconteceram ,alguns personagens que não existiram, não estou de forma alguma desmerecendo,mas para que possamos entender melhor, eu coloquei alguns heróis da Guerra que existiram  tanto na Minissérie como no livro.rev

Mas é fato que toda guerra tem seu romance e como podemos observar nas fotos acima Giuseppe e Anita eram guerreiros e amantes que abraçaram essa causa.cats

Não tem uma razão especifica porque eu me identifiquei e gostei tanto da Revolução Farroupilha dentre tantas batalhas que já existiram pelo País,de qualquer forma há muito tempo fiz uma adaptação em Poema :



Filhos da Pátria

O que é coincidência,  o que é destino?

O que é paixão, o que é amor?

O que é vida, o que é morte?

O que está na memória do guerreiro flagelado?

O que está escrito nos livros de história?

Quem foram os heróis, quem foram os vilões?

Pobre da terra rica e farta, tão bela e tão amargurada.

Que tantas vezes fora tingida de sangue, a qual todos pelearam por seus direitos. O grito sufocado na garganta por liberdade e igualdade. A agonia da espera da órfã criança.

Pergunto – me aos quatro cantos da terra, que já está tão cansada e velha, que ja viu tantas guerras. O que me resta para viver? Não vivi aquela época, do passo de quem não sabe se volta. Daqueles que vão pra guerra por honra e terra. Porém sinto-me tão íntima dos ancestrais da guerra, foi longa e será eterna.

Certa vez o jovem guerreiro disse : Mais vale a Pátria dentro de nós, do que nós dentro dela. Dos guerreiros que pelearam e aqueles que ainda peleiam é o que se espera. E é assim que serão lembrados, pela bravura dos combates. Pela generosidade da Vitória. São eternos filhos do continente.

Acho que foi aí que descobri que eu tenho uma lado patriota (rsrsrsrs), não me envolvo em revoluções ou em qualquer questão politica,existem situações que esse governo humano e imperfeito não poderá resolver,mas para aqueles admiradores da justiça sempre vão gritar por liberdade e igualdade.

20151008_171200

Bom é isso Galera, espero que tenham gostado, dessa pequena resenha sobre a Revolução Farroupilha,poucas palavra não faz jus ao que foi esse marco épico,mas fiquei feliz em compartilhar algo que faz parte da nossa história.

Anúncios

Autor:

Paulista, nascida em 1993. Universitária do curso de História Apaixonada pela família e pela sua companheira de quatro patas Meg. Tem vários hobby como ler, escrever, ouvir músicas assistir séries e doramas asiáticos. Sonha em conhecer vários lugares ,afinal viajar é sempre bom, busca novos conhecimentos e experiências de vida. Vovente foi criado como uma promessa de superação e capacidade da própria autora, com o objetivo em especial de postar sobre resenha de livros, e alguns acompanhamentos como o gosto por café, poemas,sobre o Japão, plantas e tudo aquilo que envolve um pouco de sua personalidade. Sejam-Bem-Vindos ao Blog!!!

2 comentários em “Filhos da Pátria !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s