Publicado em Livros

Bienal do Livro!

gddd

A cada dois anos pessoas de todas as idades e Culturas se reúnem para o que chamam de movimento Cultural. Esse evento acontece aqui em São Paulo a cada dois anos, e sempre podemos contar com a presença de escritores famosos como Kiara Cass, Cassandra Clare, Kin Follet e Sally Gardner. Mas ainda vamos aguardar ansiosos porque os escritores a participar da Bienal do Livro de 2016 ainda é um segredo.

Esse evento é organizado pela Câmara Brasileira do Livro que reúne editoras de todo o mundo. Mas vamos voltar na linha do tempo e ver como tudo começou, eu já participei de duas Bienais do Livro, em 2012 e 2014. Porém esse evento é bem mais antigo do que se imagina. A CBL é responsável por toda a organização que reúne editoras de todo o mundo.Foi fundada em 1940 por um grupo de editores e livreiros que se reuniu para discutir problemas do setor e buscar uma solução. Então surgiu uma idéia aonde uma entidade de classe tivesse responsabilidade e tarefas de divulgar e promover o livro do País.Depois de muitas reuniões em assembléias foi oficialmente realizado pela CBL em 1970 no Pavilhão da Bienal no Ibirapuera a Feira do Livro, que teve influências de tradições europeias como França, Alemanha e Itália. Os lugares era escolhido a dedo, e sempre houve preferência para o Centro movimentado da Capital Paulista. Ganhando algumas parcerias foi possível promover a primeira Bienal do livro e das Artes Gráficas em 1963 e 1965.10590694_1467449546842896_1052489484867654032_n           bienalO que era pequeno se tornou grande, ou melhor dizendo gigantesco. Em 1996 a Bienal ocorreu no Expo Center Norte, porém com um crescimento contínuo foi necessário encontrar outro lugar, e o Centro de exposições imigrantes atendeu as expectativas com seus 45 mil metros quadrados até o ano de 2004. A cada dois anos os amantes dos livros e aqueles que estão  se achegando ao mundo literário  agora podem desfrutar desse evento no Parque Anhembi localizado em Santana.

Para esclarecer todas as dúvidas você pode acessar o site: Bienal do Livro SP

E a CBL já divulgou,  o evento ocorrerá em 26 de agosto á 4 de Setembro.Já se programe!!!

Minha primeira impressão em 2012 quando fui a minha primeira Bienal é “estou no Paraíso” parece até exagero mais eu parecia uma barata tonta não sabia nem pra onde olhar. 079De fato tem muitas editoras, aquelas que eu sempre compro como Saraiva, Nobel, e editoras voltadas inclusive para assuntos didáticos. Então para você que está estudando é um ótimo lugar para se comprar livros, tem de tudo o que você precisa. Eu não fui preparada para gastar e acabei ganhando o livro Tempest da editora Jangada. Mas a minha experiência foi maravilhosa, lembro inclusive de ter sentado na cadeira de ferro de Guerra dos Tronos.

Bienal-do-Livro

Em 2014 eu fiz a festa, comprei muito e andei muito. Tive o prazer de ver (mesmo que de longe) o célebre pai da Turma da Mônica. Sim Maurício de Souza bienal-mauricio-de-souza-101 estava lá com uma magnífica exposição da Turma da Mônica, desde bonecos a livros…Minha mãe que é minha companheira na vida me acompanhou nesse ano, e foi muito bom mesmo. Nos divertimos muito, vimos palestras, jogos, escritores… e como parece claro ser uma tradição sentamos na cadeira de Ferro de Guerra dos Tronos. Lembro-me de ter carregado muito peso rsrsrs  (mas sem arrependimentos). Enfim foi maravilhoso.

Indicações :

A Bienal do Livro é um evento grande então para aqueles que tem planos para estarem presentes em 2016 aqui está algumas dicas :

– É importante tomar muito cuidado com seus pertences, pois é um local que superlota se você perder algo vai ser muito difícil de recuperar.

– Ir sempre com uma roupas e sapatos confortáveis pois se sua intenção for  passar o dia no local eu garanto que você vai andar muito.

– No local existe uma praça de alimentação onde tem mesas que você pode “recuperar o fôlego”. Eu dou preferência para levar meu próprio lanche e claro muito água(por uma questão de valor, em eventos assim os preços de lanches tendem a ser caros).  Mas fique a vontade é de sua preferência.

– Se você for na intenção de comprar muitos livros, poderá levar uma bolsa de carrinho pra amenizar o peso, ou levar alguém pra dividir o peso com você.

– Paciência é fundamental. Como disse algumas vezes o Pavilhão do Anhembi é um lugar que nesse evento sempre lota. Então para se locomover as vezes é difícil e até no atendimento dentro das editoras.

goyp

Mas acima de tudo vá com a intenção de se divertir, afinal é um evento que só ocorre a cada dois anos. Eu fico por aqui, espero que tenham gostado e claro criado muita expectativa. Espero vê-los em 2016, até lá.

14141

Anúncios

Autor:

Paulista, nascida em 1993. Universitária do curso de História Apaixonada pela família e pela sua companheira de quatro patas Meg. Tem vários hobby como ler, escrever, ouvir músicas assistir séries e doramas asiáticos. Sonha em conhecer vários lugares ,afinal viajar é sempre bom, busca novos conhecimentos e experiências de vida. Vovente foi criado como uma promessa de superação e capacidade da própria autora, com o objetivo em especial de postar sobre resenha de livros, e alguns acompanhamentos como o gosto por café, poemas,sobre o Japão, plantas e tudo aquilo que envolve um pouco de sua personalidade. Sejam-Bem-Vindos ao Blog!!!

Um comentário em “Bienal do Livro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s