Princesa do Café

Um pouco de Cafezinho !!

Eu não fico sem , as vezes é até um remédio para dor de cabeça ,pode estar frio ou calor,não tem tempo ruim, todos os dias eu preciso do meu neguinho.Mas eu tenho certas curiosidades sobre essa bebida então pesquisei algumas informações.

xicara

O café começou no século IX , e teve origem nas terras altas da Etiópia, tendo destaques a cultura do Sudão e Quênia espalhando-se pelo mundo através do Egito e Europa.A palavra  café tem origem Árabe QAHWA  que significa VINHO ( tá explicado ,minhas duas bebidas prediletas em uma só).cafeAqui no Brasil o cultivo do Café teve inicio no século XVIII , mas só depois de um tempo que se tornou o principal produto da economia do país.A produção foi expandindo-se a partes da Baixada fluminense e do Vale do Rio Paraíba que atravessa as províncias do Rio de Janeiro e São Paulo. A história do Café aqui no Brasil é bem complexa,mas é importante ressaltar que durante os séculos XIX e inicio do século XX garantiu o acumulo das capitais para a urbanização de alguns lugares do Brasil .Chegou a ser a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário ficando atrás apenas do Petróleo.   

Eu sou suspeita para falar do Café , porque amo de paixão, mas uma coisa eu admito : tudo que é demais se torna prejudicial.De acordo com pesquisas e informações de quem entende da área da saúde já foi alertado:9074caeae91e1ad38a324bb5c8d30a4f

RISCOS :

Insônia : O consumo de cafeína bloqueia a ação de um componente químico do cérebro, que é responsável por determinar a necessidade de sono e despertar a vontade de dormir. Como os efeitos da cafeína persistem por quatro a até seis horas após o consumo, é preciso tomar cuidado para que o café não resulte na dificuldade para dormir, especialmente para as pessoas que já têm problema de insônia.

Colesterol : Os especialistas orientam evitar o consumo do expresso, que possui cafestol, capaz de elevar os níveis de colesterol – essa substância sequestra os receptores do intestino responsáveis por manter essas taxas estáveis. Quando o café é coado, essas substâncias ficam retidas no filtro de papel e o efeito é cortado.

A quantidade acima do recomendado pode trazer riscos, como:

– Elevação da pressão arterial (pessoas hipertensas devem evitar consumir mais de 500mg/ dia de cafeína por dia);
– Arritmia cardíaca: a cafeína aumenta a freqüência cardíaca;
– Piora de quadros gástricos, como refluxo e gastrite, porque a cafeína irrita o sistema digestivo, principalmente quando o consumo é em jejum;
– Dificuldade para absorção do cálcio, pois a cafeína reduz a absorção intestinal desse mineral, contribuindo para o aparecimento da osteoporose.

BENEFÍCIOS :

Câncer de útero : Mulheres que tomam muito café têm menos chance de desenvolver câncer de útero. Estudo realizado pelo Ministério da Saúde do Japão concluiu que o grupo que tomou mais de três xícaras diariamente, tinha 60% menos de chance de desenvolver o câncer do que aquele que tomava café menos de duas vezes por semana.

Depois do almoço : Os adeptos daquele cafezinho depois do almoço têm 34% menos risco de desenvolver diabetes tipo 2, concluiu um estudo francês. Fora desse horário, no entanto, não houve redução no risco. “Se o café for consumido após o almoço e o jantar, compete com vitamina C e ferro”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

Bom é isso o que eu tinha para passar hoje para vocês sobre essa deliciosa bebida,mas não se preocupem porque aqui no Coração que Lê sempre vai sair um pouco de cafezinho para nós.Coffee-splash

Em toda sua forma de Sabor …café!

Essa bebida não precisa de muitas apresentações,ela é assim quentinha e gostosa,preferível beber no frio ,mas para os viciados (eu) é indispensável em qualquer época.

Mas acredito que muitos já fizeram dessa bebida um hábito no seu dia a dia , e essa semana em especial eu vi uma reportagem muito interessante no programa da Globo  “Bem Estar” falando justamente sobre esse “pretinho”.

Quantas xícaras seria o ideal por dia ? Como reduzir o açúcar ?  E qual o tipo de café tem maior probabilidade de prejudicar a saúde ? Infelizmente eu não consegui ver a matéria completa,mas pesquisei algumas coisas e olha só que interessante :

CAFÉ COADO x CAFÉ EXPRESSO :  O café feito em casa com o coador é preparado a partir dos grãos que foram torrados e moídos pela indústria. É vendido em pacotes conhecidos por almofadas ou embalados à vácuo. Pode conter até 30% de grãos da variedade robusta (tem duas vezes mais cafeína que a variedade arábica e qualidade sensorial inferior).

Já o café expresso é geralmente feito com grãos especiais (100% arábica), além de ser moído na frente do cliente e extraído sob pressão numa máquina especial. O nível de cafeína no café expresso, em geral, é menor do que o coado pelos seguintes motivos: o teor de cafeína do café vendido nas gôndolas dos supermercados pode ser maior devido à adição de grãos do tipo robusta; o pó do café, no preparo do expresso, passa menos tempo em contato com a água (no máximo 30 segundos), enquanto o coado mantém contato por cinco minutos.O café expresso é servido em doses de 30 ml a 40 ml. O coado você bebe pelo menos uma xícara, em torno de 200 ml.

Para quem deseja saber mais informações está aqui o link do programa do dia 09/03/2016 do Bem Estar com a matéria completa : Café expresso x Café Coado !!

CAFÉ ISRAELENSE : Esse cafézinho aqui é especial, ganhei de um colega de trabalho que foi até Israel e trouxe como lembrança.Melhor presente né !!

 

O israelense em geral toma um outro tipo de café que não se encontra facilmente no Brasil, somente em casas árabes. É o café turco. Esse café tem o pó bem mais grosso que o nosso e é bem mais forte. Diferentemente de nós, o israelense não prepara o café antes em grande quantidade para serví-lo, mas cada pessoa prepara o seu próprio café individualmente. Esse café é muito forte muitas pessoas  da América do Sul  não se acostumou com ele. Alguns tiveram dor de barriga, cólicas, palpitações e insônia.

Outra curiosidade é sobre um mosaico gigante do presidente israelense, Shimon Peres, utilizando copos de café. O mosaico foi montado com 6.160 copos de cafés de diferentes tonalidades e exibido na cidade de Tel Aviv. Segundo os organizadores, o objetivo é entrar para o Guinness, livro dos recordes.

 

CAFÉ COREANO : Os coreanos começaram a beber café na época do Império Coreano (1897-1910). Na época, o café era uma raridade, mas a mistura de café instantâneo trazida pelo Exército dos Estados Unidos, após a Guerra da Coreia,permitiu que qualquer um aprendesse a gostar de café. Com uma combinação perfeita de açúcar e creme, o café instantâneo dominou o gosto dos coreanos por quase 40 anos. O doce sabor cativou aquelas pessoas que estavam vivendo um momento difícil.

O que costumava ser chamado de “café Dabang“, uma mistura de café, creme e açúcar em proporções aproximadamente iguais de 1x1x1, tornou-se muito popular e estava disponível em vending machinesimportadas em 1977. A cultura peculiar do café na Coreia, que é servido em uma pequena xícara ou copo de papel, de 120 ml, também foi criada neste período.Os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, mudaram tudo na Coreia, incluindo o café. Entrando nos anos 1990, a tendência de grãos de café floresceu. Lojas especializadas em café, substituíram o “Dabang”, um “boteco” de estilo antigo, onde várias bebidas eram vendidas. As pessoas começaram a desfrutar do “café americano”, que era suave como a água. As vendas de café em lata e mistura de café também aumentaram.

Uma segunda onda de mudança atingiu a nação cem anos após o advento do café. As beneficiadoras, lojas de café em grão moído na hora, surgidas à partir de 2000, trouxeram a cultura do café coreano para um nível totalmente novo. Pequenas lojas de propriedade de mestres cafeeiros começaram a se expandir a partir de Seul para a zona rural, estimulando o paladar. As habilidades dos mestres evoluíram cada vez mais e, como o consumo de café aumentou, grãos de café de melhor qualidade começaram a ser importados.

Hoje, existem mais de 1.000 beneficiadoras só em Seul, que torram e fazem o café de forma singular. Mestres cafeeiros tornaram-se conhecidos nacionalmente através das redes sociais, mídia e blogs, e várias lojas transformaram-se em empresas.

OS MELHORES TIPOS DE CAFÉ.

O CAFÉ TURCO do Café de Fazenda é básico. O método de ferver os grãos de café, finamente moído em água, é um método de extração que há muito tinha sido usado na maioria das regiões produtoras de café. Embora o pó de café permaneça na boca depois de beber, o sabor intenso atrai alguns apreciadores. O café, localizado ao lado da Embaixada da Turquia em Yongsan, é dirigido pelo Mestre Kim SookHee que é um especialista em café. Tendo funcionários da embaixada como clientes regulares, a loja oferece o café mais parecido com o verdadeiro café turco em Seul.

DESCAFEINADO PARA TODOS OS MENUS : Se você é sensível à cafeína, mas não pode desistir de seu amor pelo café, a Expresso House é a resposta. Você pode desfrutar de vários expressos extraídos do grão descafeinado. Eles têm quatro tipos diferentes de grãos descafeinados que permitem uma seleção diversificada. A loja usa grãos processados em água que são incomparáveis com os quimicamente processados. Como o barista de lá tem uma inclinação para o gosto picante, todos os seus cafés têm um sabor agradavelmente azedo. O sabor azedo nos cafés descafeinados é particularmente enfatizado devido ao método de processamento. Você pode compará-los com os cafés extraídos de máquinas de café expresso. A Expresso House fica em um prédio elegante de tijolos, localizado em Yeonhui-dong, que exala um ambiente distinto. Foi construído na década de 1980 por um arquiteto famoso.

DIFERENTES SABOR DE CAFÉ DE VIENA :Café Julius Meinl – Julius Meinl, de Viena, na Áustria, é uma marca de café com 150 anos de tradição. Inaugurado em Viena, em 1862, foi a primeira empresa a torrar o café em uma escala maciça. O carro-chefe do menu são os cafés de Viena. Existem três tipos diferentes – Einspanner, Franziskaner e Wiener Melange – servidos em belos copos vermelhos. O Einspanner é o café mais representativo de Viena, com uma pequena quantidade de água em um duplo expresso coberto com creme de leite fresco. O Franziskaner é feito de uma única dose de expresso, com leite vaporizado e creme de leite. Já o Wiener Melange – que é feito também de expresso com leite vaporizado e espuma de leite – é similar ao café expresso macchiato. A base do expresso é de alta qualidade. O gosto amargo é mitigado pelo leite. A loja está localizada no interior da Lotte Department Store em Myeongdong.

ICE AMERICANO : Este lugar é parada obrigatória, se você pretende varar a noite em Hongdae numa sexta-feira. O monstruoso Ice Americano, principal item do menu, vai saciar a sede dos clubbers. O tamanho – 1L (comparável ao tamanho Venti, de 591ml da Starbucks) – não compromete a qualidade. Ele usa grãos top-notch e máquinas como a Sino Epoque, uma máquina de café que custa mais de 30 milhões de Won (existem apenas três na Coreia), ou R$ 70.000. O copo comporta quatro doses de expresso. E eles funcionam até às 4 da manhã.

cafe2

Estarei brevemente publicando mais curiosidades relacionadas ao Café !!

Qualquer dica ou reclamação fiquem a vontades.

.

.

.

.

.

.

(as informações  desse post foram pesquisadas em diversos lugares especialistas sobre o assunto)

Anúncios